fbpx

Background Check: como funciona?

Background check

Realizando uma tradução livre de Background Check, temos como significado a verificação de antecedentes. Esta ferramenta é extremamente útil no mundo corporativo, seja para análise de perfil de um candidato a cargo de diretoria ou uma empresa que deseja se tornar fornecedora, por exemplo.

Para saber mais sobre como funciona esta poderosa ferramenta, acompanhe nosso artigo até o final.

O Background Check para pessoa física

Quando uma empresa inicia o processo seletivo para cargos estratégicos é importante para a contratante conhecer seus candidatos. No background check, a partir do número do CPF do candidato, por exemplo, muitas vezes é possível realizar um levantamento de seu histórico profissional, eventual passivo judicial e fiscal e até mesmo criminal, cruzando informações de redes sociais, certidões de distribuição e certidões de histórico criminal.

No Brasil, muitas das informações públicas não são integradas. Por isso, é importante em uma primeira etapa identificar qual a região de atuação da pessoa investigada. É possível levantar essa informação a partir de redes sociais, tribunais de justiça ou até mesmo endereços de empresas onde o candidato eventualmente seja sócio.

O relatório de background check pode ser decisivo em uma tomada de decisão, pois entregará resultados levantados com imparcialidade e os mesmos podem ser comparados com o “currículo” apresentado pelo candidato.

Na Leme, inclusive, nós possuímos disponível em nosso portfólio de soluções o serviço de Background Check com ênfase em pessoa física. Para falar com nossos especialistas e obter mais informações, clique aqui.

O Background Check para pessoa jurídica

Existe também outra possibilidade, onde quem está sendo contratada é uma pessoa jurídica, seja ela na qualidade de fornecedora ou até mesmo parceira. É importante para a empresa contratante saber quem é seu parceiro de negócios, levando em conta que a empresa contratada pode impactar diretamente em seus resultados.

Quando do início da investigação, é importante saber o motivo que levou a solicitar a investigação, utilizando nosso exemplo acima, se a investigada atuará como fornecedora ou se na qualidade de parceira.

Isso é importante para que haja um direcionamento adequado no levantamento de dados. Na primeira hipótese algumas informações terão um peso maior, como a saúde financeira, mas principalmente é importante saber nesse momento se a empresa que está se candidatando para fornecedora possui condições de entregar aquilo que está se comprometendo.

Por outro lado, se o objetivo da investigação é levantar informações de uma empresa que tem por objetivo tornar-se parceira, é importante saber não somente sua situação fiscal ou sobre capacidade produtiva, mas se em algum momento teve pedido de falência, cadastro em órgãos competentes, estrutura societária, sobre os antigos e sócios, filiais e eventual grupo econômico. Assim, é possível conhecer melhor seus novos parceiros e minimizar riscos para sua empresa.

Em conclusão, o background check é uma ferramenta extremamente útil seja ela na análise de perfil de um executivo ou para contratação de fornecedores ou parceiros de negócios.

Ficou com alguma dúvida? Escreva nos comentários abaixo para que nossa equipe possa lhe ajudar.

Aproveite para ler nossos outros artigos

             

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *