fbpx

Due Diligence: a melhor alternativa para identificação de fraudes

Due Diligence

Com o objetivo de mitigar os riscos em tomadas de decisão, é comum, principalmente no ambiente corporativo, a realização de Due Diligence, ou “Diligência Devida”. A prática possui vários modelos aplicáveis, consistindo basicamente em investigar um fator de risco.

Este fator pode ser a aquisição de um bem, a contratação de alguém para um cargo estratégico ou ainda investigar parceiros comerciais, tudo com o objetivo de minimizar riscos.

Nesse contexto, fazer due dilligence é a prática ideal para a identificação de fraudes em transações comerciais, cobranças judiciais e extrajudiciais, entre outros. É importante destacar, ainda, seu caráter essencialmente preventivo, podendo ser o fator decisivo para o sucesso de alguma empreitada.

Alguns tipos de due diligence são mais aplicados, pois envolvem práticas mais corriqueiras do ambiente corporativo. Como exemplo de investigação, temos o background check, investigação corporativa externa e due dilligence imobiliária.

Nesse sentido, preparamos este conteúdo para apresentar esses três tipos de due diligence e, assim, demonstrar porque essa é a melhor alternativa para de identificação de fraudes.

Background Check

Primeiramente, temos o background check como exemplo de Due Diligence, que consiste na investigação de determinada pessoa física. Ele é formado por um compilado de informações que auxiliam o contratante a avalizar candidatos para cargos de alto escalão, reduzindo o risco de exposição da empresa escolhendo os perfis mais alinhados com o cargo.

Além de revelar as características positivas de cada candidato, o background check certamente é determinante na descoberta de possíveis fraudes praticadas, que podem por em risco resultados e imagem da empresa.

Por meio dessa investigação é possível auferir, por exemplo, o histórico criminal, de crédito, profissional, dentre outros, oferecendo ao contratante um possível indicativo de atividades ilícitas, seja em crimes comuns ou crimes que envolvam diretamente a empresa, como espionagem industrial.

Investigação Corporativa Externa

Em seguida, temos a investigação corporativa externa, que é similar ao background check, porém investiga empresas ou grupos. Por meio da análise de um compilado de informações sobre a empresa, como histórico de endividamento, balanço patrimonial, imagem corporativa e parceiros comerciais, é possível auferir muito sobre a empresa investigada.

É possível, por exemplo, que o cliente evite ser associado com corporações com histórico de corrupção, de calote, entre outros comportamentos tóxicos no ambiente corporativo.

Sem dúvida a aplicação da investigação corporativa é ampla, podendo se tratar de processos de fusões e aquisições (popularmente conhecido como M&A, ou mergers and acquisitions), avaliação de fornecedores potenciais ou atuais, análise de concorrência, entre outros.

Due Diligence Imobiliária

Por fim, nosso último exemplo é a due dilligence imobiliária, que consiste na análise de riscos na aquisição de um bem. Ao avaliar histórico de ônus, localização, vizinhança, estrutura, depreciação e possíveis reparos e regularizações, é possível indicar se determinado bem se trata de uma aquisição viável ou não.

Além disso, é importante ressaltar que os diversos tipos de due dilligence são, por vezes, complementares. Um processo de M&A, por exemplo, pode envolver várias due diligences imobiliárias na incorporação de uma empresa a outra.

Um background check, por sua vez, pode dar indícios que o candidato está ou esteve envolvido com empresas aparentemente tóxicas, ou vice versa.

Dessa maneira, é imprescindível a realização de due dilligence em operações de risco, por ser uma prática preventiva determinante para evitar possíveis fraudes ao cliente, garantindo maior segurança no ambiente corporativo.

Uma empresa que realiza due dilligence de forma institucionalizada só tem a ganhar no longo prazo, reforçando uma cultura empresarial ética, imprescindível nos dias atuais.

Na Leme, temos soluções em Due Diligence e Análise de Riscos com completa personalização, de acordo com a situação e o nível de profundidade desejado para análise. Preencha nosso formulário de contato e saiba como podemos ajudar a sua empresa.           

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *