due-diligence

Podemos definir Due Diligence como uma investigação ou auditoria de um investimento com grande potencial de ser consumado por um comprador. O objetivo é confirmar a precisão das informações do vendedor e avaliar o valor do bem em questão.

Também conhecida como Diligência Devida, esse processo realiza a coleta e análise de informações com objetivo de avaliar os riscos de qualquer modalidade de negociação do mundo corporativo. Essas investigações são normalmente realizadas por investidores e empresas considerando acordos de fusões e aquisições.

Outras situações podem ser compradores e vendedores que procuram determinar se a outra parte possui ativos substanciais para concluir a compra. Pode ser uma obrigação legal ou voluntária. A amplitude e magnitude da investigação variam de situação para situação.

Apesar das fusões e aquisições serem a principal finalidade da Due Diligence, existem outras aplicações em cenários como: operações de aquisições imobiliárias de grande porte, contratação de fornecedores e em situações em que a falta de informação sobre a outra parte ou o objeto da negociação pode trazer riscos.

Geralmente, os termos legais em um contrato ou em outros contratos de compra expressam detalhes específicos da transação. Isso pode incluir a duração do período de investigação, itens a serem examinados e a data de vencimento. As tarefas de auditoria estão sujeitas a várias contingências situacionais. Eles geralmente incluem auditoria de registros financeiros, avaliação de ativos e passivos e avaliação de operações ou práticas de negócios.

A Leme Inteligência Forense realiza o serviço de Due Diligence normalmente em dois tipos principais de transações. Isso inclui a venda ou compra de bens e serviços ou a fusão ou aquisição de outra entidade corporativa. Dentro de cada transação, geralmente é realizada em várias áreas. O objetivo da investigação é comprovar se a compra é uma decisão acertada. Os itens examinados podem incluir:

  • Garantias
  • Inventários
  • Comentários de clientes do vendedor