fbpx

Metodologia de Investigação Patrimonial: saiba como funciona este processo

metodologia de investigação patrimonial

Na era da informação, onde a internet disponibiliza diversas ferramentas para buscar todo o tipo de resultado, trabalhos investigativos certamente tendem a parecer cada vez mais simples.

Contudo, embora não seja difícil buscar o nome de uma pessoa em ferramentas como o Google e coletar uma infinidade de dados, a simplicidade como se obtém tais dados pode, consequentemente, induzir aquele que investiga ao erro.

Por isso, abordamos a seguir a Metodologia de investigação Patrimonial utilizada na Leme e a sua importância para estruturação estratégia de dados e informações.

Como a metodologia de Investigação Patrimonial da Leme foi estruturada?

Primeiramente, a Hierarquia DIKW (Data-Information-Knowledge-Wisdom) defende que a base da Pirâmide do Conhecimento são os dados, porém estes não se transformarão em informação se não forem estruturados, pois necessitam de contexto e significação.

Em seguida, com a estruturação dos dados e produção da informação, esta deverá ser interpretada para que seja utilizada de forma adequada, transformando-se em conhecimento. Por fim, apenas após todas essas etapas chega-se ao entendimento, que irá produzir a sabedoria.

Nesse sentido, a Leme Inteligência Forense consolidou conhecimentos de diversas áreas em uma metodologia de Investigação Patrimonial que prioriza o resultado, sem comprometer a segurança do processo.

Todos os dados coletados são rastreáveis, em atenção à Lei Geral de Proteção de Dados, e organizados a partir de conhecimentos de diversas áreas, graças à composição multidisciplinar da equipe de investigação, gerando um resultado seguro e eficiente ao cliente.

Como os dados coletados são rastreáveis?

Só para exemplificar, a rastreabilidade dos dados se dá pela indicação da fonte, sendo utilizadas apenas fontes públicas, ou plenamente de acordo com a LGPD, permitindo ao cliente acesso direto a essas para confirmar a veracidade do indício ou evidencia apontada pela investigação.

Um amplo conhecimento sobre fontes de pesquisas, característica marcante da metodologia empregada pela Leme, é um grande diferencial, permitindo enriquecer em altíssimos níveis um dossiê sobre uma pessoa ou uma empresa.

Para dar a devida organização aos dados coletados e produzir informação, a equipe multidisciplinar ira dispor os dados sob diversas óticas, como Jurídica-Processual, Jurídica-Registral, Contábil, Societária, Contratual, entre outas, permitindo uma análise profunda quanto ao investigado, para apurar o patrimônio deste da forma mais precisa possível, avaliando não somente o patrimônio de direito, aquele formalmente registrado em nome do investigado, mas também o patrimônio de fato, o acervo de bens que, embora estejam em posse do devedor e sejam utilizados como se deste fossem, estão registrado no nome de terceiros.

Por definição, metodologia pode ser entendida como um conjunto de regras e diligências estabelecidas para a realização de uma pesquisa, por isso todas as investigações da Leme respeitam um processo devidamente planejado e que prevê uma variedade de diligências a serem realizadas no curso de cada projeto, atendendo as peculiaridades deste após um estudo de contexto. Todo esse cuidado com metodologia se dá para produzir o melhor resultado no menor espaço de tempo possível, auxiliando o cliente a tomar uma decisão segura quanto à estratégia a se adotar da forma mais célere possível.

A utilização da metodologia da Leme além da Investigação Patrimonial

A Investigação Patrimonial é apenas um dos diversos recortes da metodologia utilizada pela Leme, e embora sua utilização mais comum seja para identificar o patrimônio de devedores cuja dívida já foi judicializada, o conjunto de diligências realizado produz tantas informações, que o cliente pode utilizá-la em qualquer cenário onde apurar o patrimônio de determinada pessoa possa influenciar positivamente no resultado almejado.

Para conhecer outras aplicabilidades da metodologia da Leme ou nosso portfólio completo de soluções do crédito à cobrança, clique aqui para que nossos especialistas entrem em contato.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *