solucoes-do-credito-a-cobranca

A Leme Inteligência Forense percebeu as dificuldades enfrentadas por credores para identificar bens, devido às mais variadas estratégias de blindagem patrimonial. Também notou que o principal obstáculo durante a tomada de decisão era a ausência de informações confiáveis. Foi a partir deste cenário que a Leme desenvolveu o serviço de Solução do Crédito a Cobrança.

Frente a um amplo mercado, onde diversas empresas buscam soluções integradas para obter redução de tempo e despesas durante os processos de concessão de crédito e cobrança, bem como mitigar o risco de inadimplência, a Leme Inteligência Forense optou por estruturar seus trabalhos em um formato que possa atender as necessidades de todos os clientes que buscam suporte durante esses processos.

Independente da etapa em que se encontra, a Leme disponibiliza desde relatórios completos para auxílio durante a análise e concessão de crédito, até a investigação patrimonial estratégica, utilizada no momento em que o tomador se torna inadimplente para fornecer ao credor as melhores informações para definir sua estratégia de recuperação de crédito.

Concessão de crédito

Na concessão de crédito à pessoa física e pessoa jurídica, nós podemos fazer um relatório apresentando dados comportamentais, cadastrais e analíticos; como também um trabalho de análise de risco mais aprofundado, buscando identificar grupos econômicos, estruturas espelhos ou até mesmo o patrimônio dessas pessoas.

Preventivo

A partir do momento em que o tomador passa a dar indícios de inadimplência, a nossa esteira do Crédito à Cobrança entra na etapa do preventivo. Antes mesmo da pessoa de fato se tornar um inadimplente, nós conseguimos dar suporte ao cliente realizando investigação, podendo localizar patrimônios em nome delas, fazer um enriquecimento cadastral, verificar se os dados que ela informou na concessão de crédito estão atualizados.

A Leme Inteligência Forense também pode realizar o monitoramento de operação que funciona da seguinte forma. Se no momento da concessão o cliente nos procurou para desenvolver um relatório de análise de risco, a cada três meses nós atualizamos as informações deste relatório.

Já no monitoramento societário, a Leme conta com uma plataforma que realiza o acompanhamento do CNPJ da empresa para identificar qualquer tipo de operação. Ou seja, alteração no nome da empresa, alteração na modalidade da empresa, se é LTDA, MEI, EIRELI, fazemos o acompanhamento do quadro societário, do endereço da empresa e acompanhamento de restrições financeiras e processos. Qualquer movimentação que ocorra no CNPJ, é emitida uma notificação para o nosso cliente neste momento do preventivo.

Cobrança extrajudicial

Na parte da cobrança, a Leme atende tanto no judicial como no extrajudicial. No extrajudicial, enquanto se está tentando fazer a cobrança de forma amigável, atuamos na criação de relatórios de informação e de enriquecimento.

Além disso, são aplicadas algumas diligências como: realizar o registro e baixas de protestos. Se não há a intenção de negativar uma pessoa nos órgãos de proteção de crédito é possível fazer o registro de protesto, que não expira e fica para sempre no nome da pessoa até que ela faça a quitação da dívida.

Também criamos atas notariais presenciais, que é uma ferramenta muito útil para atestar a veracidade. Afinal, é um documento emitido por um tabelião com fé pública e acaba sendo um documento que, dentro de um processo judicial, é crucial para que o credor consiga reaver os créditos em aberto.

Cobrança judicial

Na cobrança judicial, ainda pode ser feito a investigação, enriquecimento, além da averbação de penhora e premonitória. A penhora vem logo depois da sentença do juiz. Já a premonitória funciona um pouco diferente.

Quando a pessoa dá indícios de que está dilapidando seu patrimônio, antes mesmo de haver uma sentença judicial, nosso cliente solicita para que seja feita a averbação de uma premonitória. Ela funciona como se estivesse prevendo o que vai acontecer.

Veja só como está estruturada a Solução do Crédito a Cobrança

solucao-do-credito-a-cobranca