fbpx

Tecnologia na Investigação Patrimonial

Tecnologia na investigação patrimonial

O avanço da tecnologia no século XXI inegavelmente tem revolucionado diversas áreas do mercado, tornando processos mais rápidos, detalhados e assertivos. No setor de concessão de crédito, por exemplo, a agilidade das análises, o nível de detalhamento das informações e a maior assertividade que tem sido proporcionada pela tecnologia, estão diretamente vinculadas aos resultados financeiros e mitigação de riscos das empresas que atuam neste segmento.

No que diz respeito à Investigação Patrimonial, que pode ser utilizada desde a concessão até a recuperação de crédito, a tecnologia tem, da mesma forma, revolucionado a forma como os processos são realizados. Acompanhe nosso artigo até o final e saiba mais sobre o assunto.

Novas soluções para coleta de dados em massa

No mundo dos negócios, uma das primeiras aplicações da tecnologia fora da área de criação de produtos e serviços é a Business Intelligence, uma metodologia que utiliza a tecnologia da informação no suporte para a tomada de decisões no âmbito empresarial, auxiliando na intepretação e análise de dados de diversos setores de dentro e de fora de um negócio.

Nesse sentido, o conceito de maximizar a capacidade de coleta, organização e análise de dados passou a ser um dos temas centrais da tecnologia aplicada a negócios, e é essa mesma estrutura que influenciou as novas metodologias de investigação aplicada à recuperação de crédito.

Além disso, com o surgimento de plataformas eletrônicas de pesquisa de informação sobre pessoas físicas e jurídicas, implantação de sistemas de processos judiciais eletrônicos e opções cada vez mais rápidas e simplificadas para solicitar busca de bens, o processo de recuperação de crédito, por consequência, vem se tornando cada vez mais tecnológico.

No passado, essa variedade de fontes de dados poderia se tornar um problema, devido às limitações tecnológicas da época que não forneciam soluções de coleta e análise para volumes de dados como os dos dias de hoje, que ultrapassam a capacidade humana se utilizadas apenas técnicas manuais.

Big Data: a tecnologia aplicada ao tratamento de informações

Com a finalidade de solucionar essa problemática nasceu o Big Data, uma área de conhecimento dentro da tecnologia da informação que estuda como tratar, analisar e obter informações a partir de grandes volumes de dados. Em outras palavras, ferramentas como essa podem poupar dias de trabalho de análise, fornecendo aos analistas subsídios para direcionar suas investigações de forma muito mais célere.

Além de uma solução de coleta e organização, há estudos que tem por objetivo proporcionar essas mesmas melhorias para a análise através da inteligência artificial, usando o conceito de Machine Learning, um sistema que é direcionado para aprender com a análise, adaptando seu comportamento de forma autônoma através de sua própria experiência na leitura de dados.

Os dilemas da Tecnologia na Investigação Patrimonial

Por fim, diante de todos os avanços tecnológicos, a investigação patrimonial encara um dilema enfrentado por diversas outras atividades: é possível retirar o fator humano da investigação, deixando a cargo exclusivo da tecnologia?

Por se tratar de um processo delicado e extremamente analítico, a investigação patrimonial ainda não pode ter o fator humano totalmente substituído pela tecnologia. Contudo, a tecnologia na investigação patrimonial se torna uma ferramenta extremamente poderosa nas mãos dos analistas, permitindo um aprofundamento rápido em um grande volume de dados.

Utilizar a tecnologia para além das formas convencionais durante o processo de análise, concessão e recuperação de crédito pode ser, sobretudo, um diferencial competitivo para as empresas do ramo.

Por isso, a Leme utiliza diversas ferramentas tecnológicas para potencializar as metodologias investigativas tradicionais, fornecendo aos seus clientes relatórios extremamente detalhados no menor tempo possível. Quer saber como? Clique aqui para entrar em contato com nossos especialistas.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *