Análise e Concessão de Crédito: como funciona este processo?

 em Sem categoria

No mercado financeiro muito se escuta falar em concessão de crédito. Mas, de fato, você sabe como funciona este processo? E a análise para liberação desses créditos, você está fazendo da melhor forma? Para sanar essas dúvidas, continue lendo nosso artigo e saiba mais sobre os processos de análise e concessão de crédito.

O que é a Concessão de Crédito?

A definição para concessão de crédito é realizar o fornecimento de recursos financeiros para uma determinada pessoa, seja ela física ou jurídica, onde esses recursos possibilitam ao indivíduo ter capital pra realizar aquisição de bens ou serviços.

Para realizar a concessão de crédito de forma segura, devem-se observar diferentes dados relacionados à pessoa que está em busca dos recursos. Quando o credor é capaz de realizar uma análise bem direcionada, consegue manter uma carteira de clientes satisfeitos que não apresentam riscos para a empresa, trazendo maior segurança para o negócio.

A concessão de crédito deve ser feita de forma cautelosa. Além disso, deve ser adotado o mesmo procedimento de análise para todos os clientes, de acordo com a categoria. Todavia, deve-se observar que quanto maior for o recurso solicitado, mais aprofundada deve ser a análise de crédito.

Naturalmente as análises são diferentes para cada perfil de indivíduo como, por exemplo, o perfil de pessoa jurídica, onde os principais pontos a se observar são:

  • Porte da empresa
  • Faturamento
  • Perfil  dos sócios
  • Cadeia societária
  • Avaliação se empresa faz parte de um grupo econômico

Como funciona a análise de perfil

Como já é de conhecimento, existem diversas fontes de banco de dados públicos e comerciais disponíveis no mercado. Esses bancos de dados auxiliam muitos credores a ter uma resposta imediata sobre o score de crédito de uma determinada pessoa.

Porém, dependendo do perfil do indivíduo e do valor solicitado como crédito, é recomendado que essa análise seja mais criteriosa, onde é necessário expandir as análises para além dos bancos de dados comerciais, o que trará um melhor entendimento sobre o perfil do indivíduo frente ao mercado.

Esse aprofundamento no levantamento das informações que norteiam o solicitante do crédito, muitas as vezes devem ser realizadas em mídias impressas e online, tribunais de justiça e levantamento da situação fiscal em diferentes órgãos. Todas essas informações auxiliam na tomada da decisão de o credor poderá ou não conceder o crédito sem que corra riscos de inadimplência.

A Leme realiza análise de crédito?

Na Leme Inteligência​ Forense possuímos ferramentas capazes de criar relatórios que tornam mais cauteloso e enriquecido o processo de concessão de crédito, no momento em que um credor realiza a tomada de decisão em conceder valores ou não a um determinado tomador para aquisição de bens ou serviços.

O processo consiste em analisar de forma objetiva e subjetiva todos os dados de uma pessoa ou empresa, desde estrutura familiar a histórico financeiro, para identificar seu comportamento frente ao mercado, e assim, determinar se haverá potenciais riscos e ou prejuízos financeiros por parte do tomador.

Aperfeiçoando o processo de concessão de crédito, se obtém como resultado a diminuição da inadimplência e redução em prejuízos financeiros aos grandes players do mercado.

Para conhecer nossos relatórios disponíveis para o processo de análise e concessão de crédito, entre em contato com nossos especialistas. Em nossa página de contato está disponível nosso telefone, horário de atendimento e um formulário de contato para atendimento por e-mail.

Postagens Recomendadas

Deixe um Comentário